07 novembro, 2005

Segurança sobre duas rodas



Tempos de crise, violência no transito e insegurança. Devido a essa atual situação que assola nossa nação, decidimos dar umas dicas para pedalar longe de encrencas e evitar inconvenientes com assaltos ou furtos. Confira!

Sempre que falamos em segurança, relacionamos o assunto com o uso de capacete, luvas, óculos, cotoveleiras... É claro que esses itens de segurança são fundamentais e nunca deveriam ser esquecidos. Porem, devido ao crescimento numero de incidentes ocorridos, resolvemos apresentar algumas dicas de sobrevivência, para que nestes tempos de impunidade e violência o ciclista consiga sobreviver com um pouco mais de dignidade e relativa segurança.

COMPRANDO SUA BIKE

Ao comprar sua bicicleta, exija a nota fiscal e peca que o numero do quadro (chassis) conte na nota fiscal. Em caso de furto, a nota e a sua melhor garantia para recuperá-la.
Não compre bikes ou pecas a preço de “ocasião”, oferecidas por pessoas estranhas e lojas pouco confiáveis. Geralmente, são imitações, falsificações, mercadorias roubadas ou bens que podem mesmo não existir.
Ao fazer negocio com desconhecidos, consiga referencias de fontes confiáveis e peça sempre um recibo de compra e venda.

COMO SE PREVENIR

Quando estiver pedalando, leve consigo algum tipo de documento no qual conste nome, endereço, fator RH e tipo sangüíneo. E informações de alergia e algum medicamento ou substância.
Anote em um cartão e plastifique os dados de sua bike, como marca, modelo, cor, numero do quadro e principais pecas e peculiaridades.

PEDALANDO...

Avise alguém ou deixe escrito em casa o local e a hora que foi pedalar, com quem foi e quanto tempo pretendem demorar.
Sempre que possível,pedale com amigos ou em grupo.
Ouvir os ruídos do ambiente ao seu redor é muito importante. Portanto, não use aparelhos de som enquanto pedala.

QUANDO ESTIVER PARADO!

Mantenha sempre sua bicicleta sob vigilância e use trancas e cadeados caso precise deixá-la sozinha (mesmo que seja só por alguns instantes).
Evite encostar sua bike em locais escuros e longe da vista de porteiros, guardas e funcionários de lojas...
Quando for trancar ou soltar sua bike, seja rápido e objetivo. Não de mole!
Evite parar em semáforos e cruzamentos tarde da noite. Sempre que possível, mantenha-se em movimento.

INFELISMENTE, SE ALGO ACONTECER...

Em caso de furto ou roubo, ligue para policia (190) e forneça todos os dados e as características particulares de sua bicicleta (marca, numero do quadro, cor, modelo...). Use o cartão plastificado, lembra?
Se você viu o ladrão, tente descrevê-lo também (cor altura roupas direção da fuga).
Em hipótese alguma tente reagir ou fugir.
Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor.
Tenha consciência de que há a possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.
Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir para não colocar em risco sua vida. Ligue para a policia e repasse as informações possíveis. Após a saída do agressor, procure ajudar a vitima.
É certo que não conseguiremos evitar totalmente que imprevistos aconteçam. No entanto, seguir estas regras certamente ajudara você a pedalar de maneira mais racional e longe de problemas.
Muita atenção e boas pedaladas...
(texto retirado da revista BikeAction Numero 38)

Nenhum comentário: