03 outubro, 2006

Desafio Intermodal Aqui no ABC

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC

O DTC (Departamento de Trânsito e Circulação) de Santo André recruta voluntários interessados em participar do Desafio Intermodal Metropolitano, que ocorre no próximo dia 20. Os voluntários terão de percorrer 14,2 km de carro, motocicleta, bicicleta ou transporte coletivo (ônibus, trem ou metrô) o espaço entre a Praça 4º Centenário, no Centroda cidade, e a caixa d´ água da Sabesp, na altura do número 2.600 da rua Vergueiro, na capital.

De acordo com o arquiteto e urbanista do DTC, Welinton de Bastos, o objetivo é avaliar uma série de dados a partir dos deslocamentos por meio desses meios de transporte, como tempo de viagem, velocidade média, segurança, economia e conforto. "A meta é apontar qual o meio mais atrativo para o passageiro em termos de economia e conforto."

As informações serão obtidas por meio de questionários aplicados aos voluntários após o desafio. Os dados devem ser conhecidos 20 dias após o evento.

O DTC pretende realizar a gincana durante os chamados horários de pico, pela manhã e à tarde. "Mas vai depender do número de voluntários. Precisamos de uma pessoa para cada meio de transporte e que possa fazer isso nos dois períodos", oberva Bastos.

O desafio foi criado na Eco-92, evento que reuniu, na cidade do Rio de Janeiro, líderes mundiais, ecologistas e pesquisadores para discutir questões ligadas ao meio ambiente, como poluição e aquecimentoglobal.

No Rio, o evento é realizado periodicamente, sob o planejamento de ONGs (Organizações Não-governamenais). Em São Paulo, o desafio foi realizado pela primeira vez no último dia 20, entre a Praça do Patriarca, no Centro da capital, e a estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos), próxima à marginal Pinheiros.

Ainda segundo Bastos, o interesse de Santo André pelo desafio se deu há um mês, ocasião em que técnicos da Prefeitura participaram de um workshop internacional sobre planejamento cicloviário realizado em Guarulhos. "Esse planejamento já consta no nosso Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que tramita na Câmara."

Desafio Intermodal Metropolitano – inscrições até o próximo dia 9. Informações pelo telefone 4992-6033.

Nenhum comentário: