12 julho, 2005

BRASÍLIA - Na tentativa de reduzir os casos de roubo, furto e de receptação de bicicletas, o deputado federal Ivo José (PT-MG) apresentou um projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Bicicletas, que poderia ser acessado pela internet e administrado por um órgão do Poder Executivo. De acordo com o autor do projeto, o cadastro na internet e listagens com os dados do veículo furtado ou roubado serviriam para inibir o comércio clandestino e a receptação das bicicletas.- O registro facultativo desses veículos determinaria uma redução relevante em tais ocorrências, contribuindo grandemente para a paz social e a preservação do direito de propriedade - justifica do deputado.Atualmente, a frota nacional de bicicletas está estimada em 45 milhões de bicicletas, de acordo com o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), o que faz do país um dos dez maiores fabricantes mundiais do veículo.

Globo Online


Será que realmente este esquema de registro diminuiria os roubos e furtos de bicicletas?
eu acho que não pois segundo este artigo eles querem inibir a venda de bicicletas roubadas, mas a sua grande maioria não é vendida em bicicletarias e sim a compradores em potencial diretamente, e quem garante que quem compra uma bicicleta de um particular pede a nota fiscal? muitos pouco o fazem.
e outra quem garante que um comprador de uma bicicleta roubada vai verificar na internet, se aquela bicicleta foi roubada ou não?
para isso teria que haver um controle muito grande e um trabalho de igual tamanho para os proprietários que queiram cadastrar suas bicicletas, como por exemplo, no caso de troca de qualquer peça da bicicleta, o proprietário teria que atualizar o cadastro de sua bicicleta.
Eu acho que é uma idéia que procura nos ajudar, mas que realmente não surtiria muitos efeitos não, infelizmente...

Um comentário:

Anônimo disse...

salve! agora tem essa de abrirem o centro de sp pros carros... péssimo! abs